Equipe de Liturgia

 

É de grande importância a equipe de liturgia na comunidade. Ela tem a tarefa de promover a animação litúrgica da comunidade e a participação de todos nas celebrações. A equipe de liturgia deve se ocupar de todos os aspectos da vida litúrgica da comunidade.

Esta equipe não pode funcionar isoladamente na comunidade. Ela deve se reunir para preparar as celebrações (batizados, casamentos, celebrações da palavra e eucarística e outras). Também deverá estar atenta para celebrar os vários acontecimentos da vida (aniversário, falecimento, vigílias, festas...). Ela é o coração da vida comunitária que se reúne e celebra, com criatividade, os fatos mais importantes, à luz do Mistério Pascal.

Os membros da equipe devem receber formação necessária para o serviço que prestam. Por sua vez, serão responsáveis pela organização de cursos, treinamentos e estudos sobre a realidade e a liturgia, para outros agentes e o povo em geral. “Uma das tarefas da dimensão litúrgica é estimular e educar a comunidade cristã a traduzir em gestos celebrativos o que sua sensibilidade de fé interpreta como sinal dos tempos, tornando-a uma concretização da história da salvação.” (CNBB-Doc.38)

Enfim, uma equipe de liturgia cumpre sua missão na medida em que proporciona a maior participação da comunidade, de acordo com os dons de cada um.

Venha participar conosco desta equipe, dê suas sugestões, vamos juntos buscar meios de entusiasmar e abrilhantar ainda mais nossas celebrações. Temos a certeza de que sua colaboração fará toda a diferença.